TECH
ROBÔ SUBSTITUI MONGES EM RITUAIS BUDISTAS
Decorreu no Japão a Life Ending Industry Expo - ‘exposição de indústria do fim de vida’ -, uma feira que traz novidades no setor da indústria funerária.
Este não é certamente o tema mais comum que ocorre quando se fala de tecnologia. Mas a verdade é que um dos grandes estaques do evento acabou por ser um pequeno robô disponível para alugar e capaz de desempenhar rituais fúnebres budistas.
Explica a Reuters que foi a empresa Nissei Eco Co. que desenvolveu estes acrescentos ao ‘Pepper’, um robô que já tinha sido apresentado ao mundo em 2014 pela SoftBank Group Corp.
Este ‘Pepper’, além de estar vestido como um sacerdote, está programado para ser capaz de bater um gongo e vocalizar cânticos budistas.
Com o crescente envelhecimento populacional, no Japão, país onde o budismo também tem alguns seguidores, começa a haver alguma dificuldade para os monges budistas naquele país acorrerem a todos os pedidos.
O ‘Peppr’ budista é, portanto, mais um robô que pode substituir seres humanos em certas atividades. E é bem mais acessível em termos de preço.
Pedro Filipe
No comments:
Post a Comment